Dispositivo fabricados em ABS virgem, que garantem maior durabilidade e resistência. São específicos para piscina de revestimento vinilico pois possuem flange, parafusos de aço inox e junta para vedação do vinil.
Dispositivos fabricados para cano PVC de 50 mm. Para o dimensionamento correto da quantidade de dispositivos deve-se seguir as normas técnicas da ABNT NBR 10339.
O que é dispositivo de nível?
O dispositivo de nível ou nivelador deve ser colocado na parede da piscina na altura onde o usuário quiser que o nível de água se mantenha. O excesso de água na piscina será automaticamente escoado pelo dispositivo. O dispositivo nível evita o transbordo da piscina. Sua instalação deve ser posicionada de forma que a lâmina da água fique centralizada na peça.
O que é ABS?
O plástico ABS é uma resina termoplástica derivada do petróleo. É formado pela copolimerização de três monômeros: acrilonitrila (monômero sintético produzido a partir do hidrocarbonato propileno e amoníaco – de 15% a 30%), butadieno (alceno obtido a partir da desidrogenação do butano – de 5% a 15%) e o estireno (produzido a partir da desidrogenação do etilbenzeno – de 40% a 60%) – sendo base de quase todos os materiais plásticos que usamos.
Cada monômero possui suas propriedades, tornando possível a produção de tipos diferentes de ABS, que serão aplicados de variadas formas e em diferentes segmentos.
Características
O ABS é muito usado na indústria por ser economicamente viável (preço relativamente baixo), leve e fácil de moldar. Detém propriedades específicas como boa resistência à impacto, à tração e à abrasão (desgaste por fricção; raspagem).
Quando comparado a outros materiais o plástico ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas, podendo ser utilizado normalmente em temperaturas que variam de -20°C a 80°C. Além disso, também funciona como um isolante elétrico.
Com excelente aspecto visual, o plástico ABS pode ser metalizado e altamente pigmentado (com cores vívidas e saturadas, que variam do transparente ao opaco), resultando em ótimo acabamento.
A moldação do plástico ABS pode ser processada por injeção ou extrusão, garantindo uma conexão entre as camadas consistentes e mínima deformação.
Em temperatura ambiente, não traz riscos à saúde, pois nessa condição não ocorrem rupturas na estrutura do plástico.
Fonte: www.maispolimeros.com.br
Dispositivos essenciais para piscinas
Uma piscina trás muitos benefícios. Valoriza o imóvel, é uma ótima opção de lazer e atrai os amigos e familiares. Todo mundo gosta de um churrasco no fim de semana na beira da piscina com a família e os amigos. Mas, para que a piscina possa ter um bom funcionamento e manter a água saudável é necessário que ela tenha algumas coisas.
Além dos equipamentos básicos da casa de máquinas é necessário adicionar alguns dispositivos para a boa circulação. Abaixo estão os dispositivos essenciais para a circulação de água da piscina:
- Dispositivo de dreno: esse dispositivo, também chamado de “ralo”, é o responsável por fazer com que a água seja puxada pela bomba e direcionada para o filtro. A quantidade de ralos de uma piscina pode varias, dependendo do volume de água. Mas, de acordo com a Norma NBR 10339 da ABNT (Ass. Bras. de Normas Técnicas), toda piscina deve ter pelo menos 2 ralos, com no mínimo 1,5m de distância entre eles. Alguns dispositivos de dreno “ante aprisionamento”, impedindo que um banhista prensa o cabelo, evitando assim possíveis acidentes;
- Dispositivo de retorno: após a água ser drenada pela bomba e passar pelo sistema filtrante (bomba e filtro) ela volta para piscina através dos dispositivos de retorno. De acordo com a Norma NBR 10339 da ABNT (Ass. Bras. de Normas Técnicas), uma piscina deve ter pelo menos 2 dispositivos de retorno, ou 1 dispositivo de retorno para cada 50m3 (50.000 L) de água.
- Dispositivo de nível: o dispositivo de nível, ou “ladrão”, é o responsável por manter o volume de água da piscina da quantidade desejada, impedindo que a piscina transborde.
- Dispositivo de aspiração: os dispositivos de aspiração são responsáveis pela captação da água da piscina direcionando-a ao sistema filtrante, além de ser o ponto principal para o acoplamento da mangueira, que conectada ao aspirador realizará a operação de limpeza no fundo da piscina.